A regulação nas unidades de saúde estaduais sob a responsabilidade das prefeituras, passará a ser feita pelo Estado

A regulação nas unidades de saúde estaduais, hoje sob a responsabilidade das prefeituras, passará a ser feita pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (7) o governador José Eliton enviou a proposta de mudança para a Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito pelo próprio governador, durante visita realizada na noite de sexta-feira (4), ao Hutrin – Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos.

A unidade também passou a integrar a rede de hospitais públicos estaduais inseridos no programa Terceiro Turno, lançado no último dia 23 de abril, objetivando dar celeridade aos procedimentos de consulta e cirurgias em todas as unidades de saúde do Estado.

A atribuição do Governo do Estado na regulação do atendimento público de saúde já é uma realidade em Estados como São Paulo, Espírito Santo e Pará. Segundo Leonardo Vilela, secretário Estadual de Saúde, que acompanhou o governador na visita ao Hutrin, os hospitais estaduais atendem cerca de 60% da população do município e os outros 40% são de outras cidades. Com a regulação, “nós vamos ganhar em eficiência, sobretudo vamos ganhar em transparência, porque iremos compartilhar os painéis de regulação. Não perderemos consultas, não perderemos cirurgias e nem exames que, muitas vezes, quando a regulação não é bem feita, isso acontece”, acrescentou.

Leonardo Vilela salientou que o governo está pactuando com a comissão bipartite, com secretários municipais de saúde, “que anseiam por isso, para que possamos assumir a regulação de forma aberta, transparente, democrática, compartilhada com os municípios e com isso melhorando o acesso do paciente aos serviços que o Estado oferece de cirurgia, de exames e de consultas”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *