ACORDO ENTRE FABRICA DA MITSUBISHi E SIMECAT GARANTE EMPREGOS

No início do mês de março, o sindicato dos metalúrgicos de Catalão e a direção da fabrica de veículos da Mitsubishi reuniram para evitar as demissões na industriaa empresa propôs ao sindicato dos metalúrgicos a redução na jornada de trabalho, assim automaticamente reduziriam os salários, a redução salarial que poderia variar entre 3% e 15%, de acordo com a quantidade de dias não trabalhados no mês, podendo ser entre 1 e 4 dias. A proposta também garantia a suspensão das demissões por 90 dias. A proposta foi recusada porque os metalúrgicos se comprometeram a lutarem juntos com o Sindicato para que o percentual seja de no máximo 10% para 3 dias não trabalhados no mês. 

Observando o cenário econômico que ainda não favorece a classe trabalhadora, a ideia de redução de jornada e de salário partiu do SIMECAT na tentativa de impedir que novas demissões poderia acontecer. De janeiro até hoje, aproximadamente 130 metalúrgicos foram demitidos. Segundo a empresa, mais 200 trabalhadores seriam desligados nos próximos dias.

Na manhã da última sexta feira (20), chegou ao fim o impasse em relação às demissões constantes na Mitsubishi. Os trabalhadores da montadora aprovaram, em assembleia, um acordo para suspensão das demissões com redução de jornada e salários.

O acordo aprovado prevê redução mensal de 10% para três dias não trabalhados no mês; 6% para dois dias não trabalhados e 2% para um dia não trabalhado. O acordo garante ainda estabilidade no emprego. O acordo vale por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90, caso seja necessário. Os descontos serão feitos apenas se houver parada na fábrica.

Segundo informações do sindicato as demissões estão ocorrendo, principalmente, devido ao corte nos incentivos fiscais do estado, mas isso parece não proceder, tudo indica que é devido à falta de vendas da fábrica, uma vez que a vários anos a Mitsubishi não lançam um novo modelo de carro, pois em Anápolis a Hyundai em quatro anos lançou quatro novos modelo de veículos e estão entre os mais no vendidos no brasil e em toda América do sul e central, no entanto a Hyundai não está demitindo, porém o governo estadual em Catalão onde sedia a fabrica da  Mitsubishi é o mesmo de Anápolis onde sedia a montadora da Hyundai, com isso fica provado que a crise na Mitsubishi esta mais ligada por falta de lançamento de novos modelos de carro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!