Aumentou punição para quem alcançar 20 pontos na CNH além de ter o direito de dirigir suspenso

A partir desta quarta-feira (1), o motorista que acumular 20 pontos na carteira de motorista vai perder o documento por seis meses, no mínimo.

Além disso, chega ao fim o que sempre foi um mistério para os motoristas: quem aplicou a multa? A resolução do Conselho Nacional de Trânsito permite que o motorista consulte na internet o código e o nome do agente de trânsito que registrou a infração. Todos os órgãos de trânsito de cada estado terão que se adaptar para que o motorista tenha acesso à essa informação.

Outra medida tem a ver com multa. Aumenta a penalidade para quem acumular 20 pontos na carteira em infrações cometidas durante um ano. O prazo mínimo antes era de um mês, agora, passa a ser de seis meses.

A medida ainda precisa ser regulamentada. Para os Conselhos Estaduais de Trânsito, a ideia pode aumentar a segurança nas ruas e nas estradas. “Primeiro, o instituto da suspensão da CNH demonstra que multa não é para arrecadar, é para, de fato, excluir ou suspender provisoriamente do trânsito aquela pessoa que reincide em muitas infrações”, completa Horácio.

Lembrando que só é punido o motorista que somar ou passar de 20 pontos nos 12 meses a partir da primeira infração.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!