CIÚMES DOENTIO DESTRÓI CASAMENTOS, FAMÍLIAS E ATÉ VIDAS

Segundo a psicóloga Eloá Andressa o ciúme pode estar baseado nas ações do próprio ciumento, que flerta com outros ou é infiel e psicologicamente acham que a outra pessoa a que tem relacionamento esta tendo a mesma atitude, causando um grave problema na vida a dois. 


O ciúme no relacionamento pode ser sinal de baixa autoestima, pois pessoas que não sentem confiança em si mesmas acabam sempre vivendo sob o receio de não serem boas o suficiente para “merecer” o parceiro. Procurar ser mais autossuficiente e entender que a relação saudável deve ser baseada em união

Uma prova simples de que ciúme não significa amor e cuidado é que, muitas vezes, o sentimento está relacionado a uma certa disputa de poder entre os casais. Necessidade de ter controle da situação e tentar reprimir a liberdade do outro pode ser maior do que o medo de ser traído, por exemplo.

É possível identificar alguns tipos diferentes de ciúme e, assim, entender melhor o quanto ele afeta a relação. O sentimento, quando obsessivo, é caracterizado quando a pessoa sempre está desconfiada do parceiro e não se intimida em fazer cenas e escândalos públicos. Quem se identifica com a situação pode até, no final, perceber que exagerou e se desculpar.

Quem sofre com o ciúme delirante, por outro lado, parece ter certeza de que está constantemente sendo enganado, não consegue relaxar ou sequer enxergar que fantasia situações, mesmo que o parceiro não dê nenhum sinal de traição. As cobranças e a incapacidade de manter um diálogo tranquilo e racional podem acabar minando o relacionamento.

Segundo a psicóloga Eloá Andressa o ciúme tem raiz na insegurança. Por não se considerar páreo aos outros, o ciumento cobra exclusividade. “Essa pessoa quer estar no centro da vida de quem deseja.

Nas relações românticas, o ciúme pode estar baseado nas ações do próprio ciumento, que flerta com outros ou é infiel, nas ações do parceiro, que provoca e dá sinais de infidelidade, ou apenas naquela já dita insegurança. “O ciúme reverte em controle e daí começa a invasão do celular e das redes sociais do parceiro. Se quem é o alvo dos ciúmes é sincero, começa a se cansar, aí o relacionamento entra em crise”, exemplifica Andressa.

A psicóloga afirma que o ciúme pode causar agressividade, tanto em casa, como em público. “A agressão verbal pode ser tão terrível quanto a física, mas a última é pior porque ela representa uma grande perda de controle”, explica. Ela afirma que depois de uma agressão física o relacionamento se torna tóxico, ainda mais se o agressor coloca a culpa no outro. “Se foi algo pontual, é possível retomar a relação com ajuda profissional. Mas se a violência se tornou rotineira, é hora de terminar este relacionamento”, completa.

quem tem ciúme de forma exagerada pode buscar melhorar a autoestima e não descontar suas inseguranças no outro, que tem chance de culminar na violência física. É importante buscar ajuda profissional quando se sentir em um relacionamento impregnado de ciúme

CIÚME. É NORMAL, CIUME DOENTIO NÃO! Uma pitada de ciúme é normal e até esperado porque quem ama cuida (como diz a canção) mas cuidar não é perturbar (Nem infernizar!), tenha em mente que o exagero cobra um preço: Transformar em repulsa (E nojo!)

CIUME DOENTIO É INSEGURANÇA: Ciúme Doentio como eu disse antes, se baseia em insegurança… e insegurança é fraqueza. Se você se sente inseguro precisa tratar esta fraqueza tornando sua vida mais brilhante

NUNCA ACUSE SEM PROVAS: Quem acusa sem provas, perde a credibilidade, perde também o respeito do outro. A fórmula perfeita para destruir uma relação é esta! Se você quiser tornar insuportável o convívio da outra pessoa contigo comece a acusá-la a toda hora sem provas.

Nós viemos ao mundo para evoluir… baixar o nível e bater boca, ou passar o resto dos seus dias com acusações de falta de fidelidade, não é evoluir. Para quem usa internet e suspeita que seu marido ou namorado usam a internet para namorar ou falar com outras mulheres, uma boa notícia: Existem programas que registram todas as conversas que alguém tem num computador ou celular… São ferramentas práticas, simples e fáceis de usar

O ciúme é uma das áreas predominantes da ignorância psicológica — sobre si mesmo, sobre os outros e, principalmente, sobre os relacionamentos, as pessoas acham que são donos de seus parceiros é uma espécie de monopólio, de possessividade — sem entender um fato simples da vida.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!