A solicitação do exame só pode ser feita com pedido médico, após a liberação pelo sistema Ipasgo, o usuário do plano deve procurar os laboratórios credenciados para a realização do mesmo. A data de agendamento para a coleta do material e o prazo para a entrega dos resultados são de responsabilidade dos laboratórios credenciados, não cabendo ao plano de assistência qualquer interferência nestes aspectos. Desde o mês de março, para atender às solicitações oriundas do Covid-19, as equipes da auditoria autorizativa do plano de assistência foram ampliadas e reorganizadas para que a liberação dos procedimentos ocorra de forma rápida.
Os fechamentos dos postos do Ipasgo são temporários devido à mudança de empresa terceirizada, que segue determinações da CGE e dos demais órgãos de controle, e não afetam o atendimento de saúde de nenhum usuário, que podem acessar os serviços pelo site do órgão, pelo aplicativo Ipasgo Fácil e nas unidades do Vapt-Vupt. Os usuários também tem acesso 24 horas aos teleatendimento pelo 0800 62 1919.