LAGO DE TRÊS RANCHOS TEM MAIS UM MOTIVO PARA BAIXAR O NÍVEL DAS ÁGUAS

Todos sabem que o desmatamento das nascentes é o maior motivo para diminuir as aguas dos rios, pois os riachos são formados pelas inúmeras pequenas nascentes, outro motivo é as emissões de gases tóxicos que dificultam as chuvas.

Os afluentes do rio Paranaíba vem sofrendo com a degradação ao longo dos seus percursos, muitas pequenas nascentes que existiam alguns anos atrás, não existem mais devido aos desmatamentos das suas minas, em algumas localidades dando lugar para pastagens e outras regiões dando lugar para a agricultura, ficando claro que a ganância do homem não deixam eles pensarem no futuro.

Agora um estudo revela que a evaporação das águas das represas de água doce vem aumentando gradualmente, esse é mais um motivo pra baixar o nível das águas dos lagos, no nosso caso trata se do lago de Três Ranchos.

A evaporação de represas e reservatórios no Brasil consumiu, somente em 2019, quase 28 trilhões de litros de água, o que equivale a 885 mil litros de água por segundo.

Os dados estão no estudo Evaporação Líquida de Reservatórios Artificiais no Brasil, lançado neste mês pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Universidade Federal do Paraná. A pesquisa, que durou dois anos, apresenta um novo modelo de cálculo da evaporação, mais preciso.

O coordenador de Estudos Setoriais da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Thiago Fontenelle, diz que o estudo amplia a base de dados mais completa sobre o tema. A evaporação líquida é a diferença entre a evaporação da água do lago e a evapotranspiração, que seria o esperado para a mesma área, caso não existisse o reservatório. “Um dos dados principais que nós incorporamos de forma inédita nessas estimativas são dados de temperatura das água lidos quatro vezes por dia de todos os reservatórios do país. Isso por meio de sensores em satélites que orbitam a terra e a ANA pode agora ofertar esses resultados para a sociedade, para os tomadores de decisão”, explicou Fontenelle.

A pesquisa revela ainda que, dos 175 mil reservatórios do país, cinco respondem por mais de 30% da evaporação líquida nacional: Sobradinho, Luiz Gonzaga, Porto Primavera, Ilha Solteira e Tucuruí. Os dados coletados pela pesquisa sobre evaporação líquida serão considerados no novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!