Multidão festeja a inauguração do marco histórico de Catalão e de Goiás

Com show de Diego e Victor Hugo, a Prefeitura de Catalão entrega aos moradores a Praça Córrego do Almoço, o marco zero da cidade e do Estado.

Milhares de pessoas participaram da festa de inauguração da Praça Córrego do Almoço, na Rua Ademar Ferrugem com Av. Nicolau Abrão (margem da estrada-de-ferro), na noite desta quarta-feira, 8/05, em Catalão.

A dupla sertaneja Diego e Victor Hugo, que canta os sucessos “Facas”, “Sorte”, “Desbloqueado” e “Bem mais que eu” animou a multidão. “Pra nós é um privilégio cantar para nossos fãs de Catalão no local onde começou esse estadão de Goiás, terra da música sertaneja”, disse o cantor Victor Hugo.

As obras, que começaram no segundo semestre do ano passado, custaram ao Tesouro Municipal R$ 644.733,75. “Este marco histórico celebra a origem de Goiás e de Catalão e que as novas gerações poderão tomar conhecimento”, disse Leonardo Martins, secretário de Obras de Catalão, se referindo ao monumento principal da praça.

Lugar consagrado
O Córrego do Almoço serviu de referência para todas as gerações antigas de Catalão. O lugar esteve esquecido por décadas, desde um projeto de revitalização realizado, em 1965, pelo ex- prefeito Paulo Hummel. Em 2009, o então prefeito Velomar Rios, criou, nas proximidades, o Parque Anísio Pereira Gomide, dotado de área de lazer e academia de ginástica ao ar livre.

Agora, no lugar onde era um terreno baldio, o prefeito Adib Elias entregou, à comunidade goiana, uma praça histórica e cultural. “A cidade atravessa um período de transformação radical, mas o respeito à memória coletiva precisa nortear nossas ações”, disse.

Três séculos de história
De acordo com pesquisadores, o Córrego do Almoço tem 302 anos de história, mais tempo até que o mais famoso cartão postal de Catalão, o Morro de São João, que tem 124 anos. “Por aqui, além dos bandeirantes, passaram comitivas de Pedro Ludovico Teixeira e outros pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento do Centro-Oeste. O Córrego do Almoço é a maior referência cultural que temos de nossa origem. Os bandeirantes nunca iriam imaginar que, ao passar por aqui, estariam delimitando as fronteiras meridionais do futuro estado de Goiás.”, disse o historiador e presidente da Academia Catalana de Letras, Luís Estevam.

A origem do nome Catalão
“Antes mesmo de existir Goiás, documentos oficiais em São Paulo davam existência ao povoado de Catalão. A história de Catalão é anterior à de Pirenópolis e Goiás Velho. Foi aqui neste local, no Córrego do Almoço, há mais de três séculos, que uma parte da comitiva de Anhanguera fixou moradia, sendo um espanhol conhecido por Catalão, o representante mais conhecido da vila, que deu origem ao nome da cidade”, concluiu o historiador.

SECOM | Prefeitura de Catalão
Cidade que sonha e faz

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!