Prefeituras precisam recadastrar senhas até 6 de julho para Programas Sociais do Governo Federal

LOC: Cerca de mil e quinhentas prefeituras de todo o país ainda precisam realizar o recadastramento obrigatório dos operadores do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 6 de julho./ Esses municípios ainda não entregaram a documentação necessária nas unidades da Caixa Econômica Federal e podem ter o acesso à ferramenta suspenso. A falta de acesso ao sistema impossibilitará o município de alterar as informações das famílias de baixa renda, o que pode afetar a inclusão de pessoas no Bolsa Família, por exemplo./


O Cadastro Único reúne informações sociais e econômicas de mais de 27 milhões de famílias com rendas per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, que contribuem para que os governos municipais, estaduais e federal possam promover políticas públicas adequadas às necessidades desse público.

Mais de 70% das cidades já se recadastraram. De acordo com o diretor substituto do Cadastro Único do MDS, Liomar Leite, o objetivo da ação é aumentar a segurança de acesso ao sistema e proteger operadores e os dados das famílias cadastradas contra fraudes e acessos indevidos.

SONORA LIOMAR LEITE – diretor substituto do Cadastro Único

LOC:A nova versão exige o recadastramento de todos os operadores – gestores ou técnicos – e o uso de um celular ou tablet para acessar o sistema com a autenticação em duas etapas. Em caso de fraude, mesmo que outra pessoa descubra a senha do usuário, ela não conseguirá fazer nada se não tiver acesso à segunda informação necessária para entrar no Sistema do Cadastro Único, que será gerada no smartphone do operador.

A nova versão do Sistema do Cadastro Único já será disponibilizada para as prefeituras no sábado, dia 7, quando os operadores cadastrados pela Caixa Econômica Federal poderão inserir os demais usuários das prefeituras na ferramenta.

Reportagem, Carolina Graziadei

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!