Vinte e três mil fungos e bactérias encoradas em celulares; risco vai de dermatite a pneumonia

Você já ficou doente por causa de seu celular? Apesar de parecer algo irreal, um estudo recente mostrou que isso pode ser mais comum do que você imagina.
iStock

magem: iStock

Realizada pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), a pesquisa identificou mais de 23 mil fungos e bactérias em celulares, responsáveis por diversos tipos de infecções de pele e problemas respiratórios. Tablets, capas de proteção, teclados e mouses também foram analisados.
Entre as 74 amostras estudadas pela aluna do curso de Biomedicina Claudia Tonetti e pela professora Rosana Siqueira, também foram encontrados bolores, leveduras e coliformes fecais, contudo, o micro-organismo mais predominante no celular foi a bactéria Staphylococcus aureus, presente em 43% dos objetos.
“Ela pode causar conjuntivite, furúnculos, infecções de urina, intoxicação alimentar (diarreia, disenteria, dores abdominais, febre, vômitos, náuseas) e otite”, afirma Rosana. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), algumas infecções por S. aureus são agudas e podem causar doenças mais graves, como pneumonia, osteomielite e meningite.
Gabriela Ingrid
Do UOL

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!