Começa na próxima semana a vacinação contra a raiva em Catalão

A Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde e do Decove, realizará a Campanha Nacional Antirrábica em cães e gatos. A imunização previne contra a raiva animal e tem o objetivo de interromper a transmissão do vírus que pode até matar.
A campanha terá início na próxima segunda-feira (22) e se estenderá até o dia 26 de novembro. As doses serão oferecidas na sede do Decove, que fica na rua Cel. Afonso Paranhos, 557, Centro (Rua Estreita) e, em outros pontos da cidade:
o Quadra de Esporte – Santa Terezinha
o Colégio Estadual João Netto de Campos
o Quadra de Esporte – bairro Setor Universitário
o Quadra de Esporte – bairro Vila Erondina
o Quadra de Esporte – bairro Pontal Norte
o Quadra de Esporte – bairro Vila Teotônio Vilela
o Quadra de Esporte – bairro Castelo Branco
o Quadra de Esporte – bairro São João
o UAB – Universidade – R. das Violetas B. Primavera
o Agropecuária Mangabeira – Setor Aeroporto
o UBS Cristina de Cássia Rodovalho – bairro Evelina Nour
o Praça – bairro Ipanema
o Igreja Assembleia de Deus – bairro Estrela
o Igreja Santa Luzia – bairro Paineiras
o DECOVE – Departamento de Controle de Vetores – Centro
o Quadra de Esporte – bairro Vila Margon
o Capela – Rua 31 Nº 245 Cidade Jardim (próximo ao bar Esquinão)
Os animais podem ser vacinados no local, das 08h às 11h e das 13h às 16h. No caso de levar as doses para aplicação em casa, é preciso ter em mãos um isopor com gelo.
A meta, segundo o Decove é vacinar 20 mil cães e gatos durante toda campanha. Devem receber a dose da vacina os animais que tiverem mais de três meses de vida.
Dia D de vacinação
O dia D de vacinação será no dia 04 de dezembro, das 08h às 17h. As doses estarão disponíveis em várias escolas municipais e estaduais.
As doses da vacina também estarão disponíveis nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde durante a semana, antes do dia D no município de Catalão.
Doença
A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro.
Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.

ASCOM – Prefeitura de Catalão

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!