CORUMBAÍBA: A CIDADE COMEMORARÁ EM MAIO 110 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM MUITA FESTA

No próximo dia 28 de maio será o aniversário de Corumbaíba, na ocasião o município fará 110 anos de emancipação política, a prefeitura municipal, através do prefeito, Sebastião Rodrigues Gomes e equipe, está preparando uma festa de brilhantura e de muita sensação.

Dia 27-05 as 21hs Show gospel com Regis Danese

Dia 28-05 as 05 hs alvorada festiva

Dia 28-05 as 09 hs comemoração pública com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas – Entrega de obras, apresentações culturais, sorteios de brinds e no final será servido um delicioso almoço – apresentação dos alunos do centro de convivência e Show musical com os filhos da terra

Dia 28-05 as 23 hs Mega Show com Guilherne e Santiago no espaço Frutago

Dia 29-05 as 19 hs Encerramento das festividades com a missa em ação de graça na igreja matriz Bom Jesus da Cana Verde.

DURANTE AS COMEMORAÇÕES DOS 110 ANOS DE CORUMBAÍBA SERÃO ENTREGUES AS SEGUINTES OBRAS:

– CMEI comecinho de vida l – Mauro Marcio Barros no setor Bela Vista – Parceria governo municipal e AGEAB

– Reforma e Ampliação do matadouro municipal – Geraldo Ferreira de Rezende – recurso municipal

– Entrega de 16 casas no setor Sul ll – Recurso municipal

– CREFIS Centro de recuperação e fisioterapia de Corumbaíba – Recurso municipal

– Central de atendimento integrado – Atende Fácil – Recurso municipal

– Reconstrução do CMEI – Escola Osório Martins Cardoso – Recurso municipal

– Lançamento da reforma da escola municipal professor Alberto de Morais Holanda – Parceria governo municipal e governo estadual

– Reforma e ampliação da sede da Secretaria municipal da saúde – Recurso municipal

– Reforma e ampliação da sede do núcleo municipal multidisciplinar Maria Izabel de Almeida Afonso Naves ( Tia Bel)

– 29.384.90 m2 de recapeamento “Microrrevestimnto – Recuso municipal

– 30.508.71 m2 de recapeamento “Microrrevestimnto em parceria com o governo estadual através da GOINFRA.

ESTATÍSTICA ECONÔMICA DO MUNICÍPIO

Corumbaíba – GO é uma cidade com 10.012 habitantes destaca pelo elevado potencial de consumo e pelo alto crescimento econômico. A principal atividade econômica do município é a agroindústria, cuja pecuária leiteira tem papel de destaque. O comércio de bens e serviço também são atividades significativas, apresentando a seguinte divisão por setores produtivos: 24% no setor primário, 44.4% no setor secundário e 31,6% no setor terciário.

A principal indústria instalada na cidade é a fábrica de laticínios Italac, que proporcionou a criação de várias vagas de emprego para a população do município.

Do total de trabalhadores, as três atividades que mais empregam são: fabricação de laticínios (1274), administração pública em geral (587) e 639 no agronegócio. O PIB da cidade 37,6% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da indústria (36,4%), da agropecuária (11,8%), da administração pública (11,8%) e outros 2,4%. O município possui 2,5 mil empregos com carteira assinada, a ocupação predominante destes trabalhadores é a de trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins (461), seguido de auxiliar de escritório (138) e de embalador, a máquina (129). A remuneração média dos trabalhadores formais do município é de R$ 2 mil, valor abaixo da média do estado, de R$ 2,3 mil.

HISTORIA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

Formado na fazenda Arrependidos, de Francisco das Neves e família Ferreira de Cubas. Em 1895 os proprietários da fazenda doaram à Igreja Católica uma gleba de terra de 200 alqueires para a formação de um patrimônio. O topônimo é porque o local era banhado pelos Rios Corumbá e Paranaíba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Xavier de Almeida, pela Lei Estadual n.º 266, de 12-07-1905, desmembrado de Ipameri. Sede na povoação de Arraial Novo dos Paulistas. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-05-1912. Pela Lei Municipal n.º 8, de 26-11-1908, é criado o distrito de Nova Aurora e anexado ao município de Xavier de Almeida. Pela Lei Estadual n.º 351, de 20-07-1909, o município Xavier de Almeida passou a denominar-se Corumbaíba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Corumbaíba (ex-Xavier de Almeida) é constituído de 2 distritos: Corumbaíba e Nova Aurora.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.112, de 28-05-1931, o distrito de Nova Aurora deixa de pertencer ao município de Corumbaíba para ser anexado ao município de Goiandira.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece com 2 distritos: Corumbaíba e Areião.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.233, de 31-10-1938, o distrito de Areião foi extinto, sendo seu território foi anexado ao distrito sede de Corumbaíba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede.

Corumbaíba, é resultado de trabalho de várias gerações; o esforço e a garra dos antepassados que trouxeram até aqui. Hoje o município é constituído por um povo dedicado, receptivo e trabalhador.

Parabéns Corumbaíba! Parabéns famílias corumbaibenses, pelos os 110 anos de emancipação política.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!