EX-GOVERNADOR DE GOIÁS DO PSDB É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO EM AÇÃO POLICIAL QUE INVESTIGA CORRUPÇÃO

O tucano, que deixou o comando do executivo goiano ao final de 2018 com um dos maiores rombos da história do Estado, teve o celular e um pen-drive recolhido na operação policial que investiga supostos crimes de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

O ex-governador de Goiás José Eliton (PSDB), que substituiu Marconi Perillo nos últimos nove meses de 2018 à frente do executivo goiano, foi alvo de busca e apreensão em sua residência na manhã desta terça-feira, 15, no curso da Operação Terra Fraca, deflagrada pela Delegacia de Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). Os policiais teriam apreendido o celular de Zé Eliton e um pen-drive.

A investigação apura o envolvimento de empresas privadas, servidores da antiga Agetop e também do núcleo político e financeiro que gerenciava os contratos da empresa fornecendo pagamentos e a operacionalização de lavagem de dinheiro durante o governo anterior.

Os policiais cumpriram 12 mandados de buscas. São investigadas sete pessoas físicas e sete  jurídicas. Os mandados foram cumpridos contra dez alvos em Goiás e dois no Tocantins.

José Eliton, que era vice de Marconi Perillo, também do PSDB, governou o Estado entre abril e dezembro de 2018. O fim da gestão tucana foi marcada pelo grande déficit nas contas públicas do Estado, que somava, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, cerca de R$ 7 bilhões ao final de 2018.

As contas anuais de José Eliton e Marconi tiveram, inclusive, parecer dos conselheiros do TCE pela rejeição. A grave situação fiscal e financeira deixada pelos tucanos foi o que obrigou o atual governo a pleitear a entrada do Estado no Regime de Recuperação Fiscal, programa do governo federal de socorro aos entes subnacionais em grave situação financeira.

Fonte: Opinando

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!