SECRETARIA DA SAÚDE DE CATALÃO DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizará desta quinta-feira (01) ações de conscientização sobre HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, em alusão ao Dezembro Vermelho.

No dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids e quando a campanha será lançada na cidade, a equipe do CTA estará voltada à educação e à conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis. Serão realizadas atividades de orientação com panfletagem aos pedestres e motoristas a partir das 08h na avenida Vinte de Agosto (em frente à Caixa Econômica Federal). No local, preservativos serão distribuídos gratuitamente. Cerca de 3.000 mil unidades estarão à disposição da população.

Este ano, a Campanha que é voltada tanto para homens quanto para mulheres, tem como foco a divulgação da PrEP, que é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, ou seja, tomar medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo vírus caso ocorra uma exposição. Esse tipo de tratamento é indicado para pessoas que não tem HIV, porém são identificadas com maior risco de contrair a infecção, conforme suas práticas sexuais, sorologia HIV do parceiro e outras vulnerabilidades. É importante destacar que, a PrEP pode reduzir o risco de contrair a doença durante o sexo em mais de 92%.

Seguindo a programação especial do mês, nesta quinta-feira (01), haverá um café da manhã para pacientes que forem ao CTA/SAE para realizar atendimentos de consultas, coleta de exames e testagem rápida (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

Vale destacar que, ao longo de todo o Dezembro Vermelho (de segunda à sexta-feira das 07h às 9h e das 13h30 às 15h), os exames continuarão sendo oferecidos à população gratuitamente na unidade.

Teste rápido

O exame que identifica a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis e rápido e fácil de fazer. É gratuito e não é necessário jejum, nem pedido médico. Basta comparecer no CTA munido de documento com foto ou cartão SUS. O resultado é sigiloso e sai em 15 minutos.

O CTA/SAE é situado na Av. 20 de Agosto, nº 2.010 (ao lado do SAMU) e funciona das 07h às 11h das 13h às 17 horas. O telefone em caso de dúvidas ou para mais informações é (64) 9 9203-3890.

Entenda

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

A Aids é uma doença crônica que atinge o sistema imunológico, não tem cura e pode levar à morte quando não tratada. O vírus ataca as células de defesa do corpo humano, o organismo fica mais vulnerável, seja para um simples resfriado até infecções mais graves, como tuberculose ou câncer, dificultando o tratamento dessas doenças. A transmissão do HIV ocorre por meio do sangue, secreções vaginais, leite materno e da mãe para o recém-nascido, durante a gestação e o parto.

A transmissão do HIV ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV; pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc.; de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, no parto e via leite materno.

Diagnóstico

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA

O secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, ressalta a importância do diagnóstico precoce e da PrEP. “A saúde pública de Catalão, além de disponibilizar serviços para o atendimento de pessoas vivendo com HIV/Aids, também disponibiliza para aqueles que não têm o vírus, mas que possuem maior chance de entrar em contato com o HIV. Portanto, é fundamental que as pessoas aproveitem o Dezembro Vermelho, que oferece serviços gratuitos tanto para profilaxia quanto para o tratamento adequado da doença”, destacou.

ASCOM – Prefeitura de Catalão

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!