Tributo à Inclusão: Alego Promove Feirão de Serviços em Comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Alego sediou um feirão de serviços públicos, nesta terça-feira, 28, inaugurando uma série de atividades temáticas ao público.

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). E, como parte da agenda de comemorações, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, nesta terça-feira, 28, no saguão da Casa de Leis, um feirão de serviços públicos.

O evento inaugura a Semana da Pessoa com Deficiência, que será realizado por meio da parceria firmada pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência com a Diretoria de Cultura da Alego e com o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Fimtpoder.

O evento contou com a oferta vagas de emprego, cursos de qualificação profissional, emissão de documentos pessoais e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, realização de testes de glicemia, vacinação, atendimentos jurídicos, atendimento com fonoaudiólogo, serviço de assistência social, massagem, além de bancas de artesanato e apresentações culturais.

Prestigiaram o evento: o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB); o presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência (PL), deputado Paulo Cezar (PL); a presidente do Fórum de Inclusão do Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados, Elizabeth Angelina da Silva Campos; o superintendente de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida do Município De Goiânia, Trajano Figueiredo Da Silva.

Anfitriões 

Em seu pronunciamento, Bruno Peixoto agradeceu aos servidores da Alego por não medirem esforços nos serviços prestados à população goiana e declarou: “Juntos podemos mais”.

Bruno agradeceu ao governador Ronaldo Caiado, que, segundo relato do presidente, atendeu prontamente ao pedido feito pela presidência da Alego em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ele ainda pontuou que, na presente data, o programa Mais Emprego disponibilizou vagas exclusivas a pessoas com deficiência.

O chefe da Casa de Leis também contou que compõe seu time de assessoria o servidor João Carlos, que é usuário de cadeira de rodas. Bruno destacou que o papel desempenhado pelo assessor é fundamental na busca de melhorias para a Alego, tanto em estrutura física quanto nos aspectos humanos a serem desenvolvidos com essa parcela da sociedade.

Ele, ainda, lembrou a criação da Comissão de Direitos da Pessoas com Deficiência. “O Parlamento dá esse exemplo para a sociedade, quando aprovamos, por unanimidade a criação da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, presidida pelo deputado Paulo Cezar Martins”.

Bruno encerrou sua fala contando que se espelhou em um projeto do deputado Paulo Cezar, a Casa de Apoio Núcleo Intensivo de Solidariedade, voltada para pessoas do interior goiano e até de outros estados que estão em tratamento médico na Capital.

“Hoje, eu também mantenho um lar de assistência no setor aeroporto, em Goiânia, que acolhe mais de 100 pessoas por dia, oferecendo toda ajuda que ora necessitam. São ações diárias que realizamos para transformar Goiânia, Goiás, Brasil e o mundo em lugar melhor. Contem com nosso mandato para o que precisarem”, encerrou.

Após a fala do presidente da Alego, a palavra foi franqueada ao presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Paulo Cezar Martins. Na ocasião, ele relembrou o momento em que levou à Presidência da Alego a iniciativa de criar a Comissão, e foi prontamente aceita por Bruno Peixoto. Declarou que a oportunidade de presidir a Comissão possibilitou se aproximar e conhecer ainda mais o dia a dia das pessoas com deficiência. “Estou tendo o prazer de conhecer essa família, essa que tem toda razão de viver, eu aprendo com vocês a sensibilidade que nós políticos devemos ter. Não basta falar da boca para fora, precisamos mostrar nas ações e batalhar para que os benefícios possam chegar. Contem comigo para essa transformação”, finalizou.

Inclusão

Uma das participantes do evento foi Marlene Santana, e à Agencia de Notícias da Alego ela explanou que as associações, como a Apae e Adfego, têm por objetivo defender os direitos da pessoa com deficiência, de modo a garantir a inclusão na sociedade. Assim, ela considerou que a ação realizada na Casa, em parceria com essas instituições, é fundamental para montar uma unidade, sobretudo para incluir essas pessoas no mercado de trabalho. “É também o reconhecimento da cidadania, da autonomia para a vida de cada

Marlene pontuou que avanços só serão conquistados por meio da mobilização social. “É preciso acreditar no potencial de cada um, para que não ocorra a exclusão e o preconceito. Ações como essa são importantes para que a sociedade olhe para as pessoas com deficiência não pela condição que possuem, mas pelo potencial que podem alcançar”, ressaltou.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás (Adefego), Maria Clara Carvalho, também conversou com a Agência, durante o evento, e explicou que dia 3 de dezembro se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que sinaliza lutas e conquistas.  “Temos que ser vistos como pessoas produtivas, pessoas realmente capazes de fazer a diferença, porque não é uma deficiência que nos diminui, e, sim, a cabeça de alguns. Então, se você tem uma deficiência, tenha coragem para comemorar todas essas conquistas, é uma data pela qual temos que nos orgulhar e comemorar”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!