AGRO IMPULSIONA CRESCIMENTO POPULACIONAL E QUEDA DO DESEMPREGO NO CENTRO-OESTE

Região cresceu mais que o dobro da média nacional em 12 anos, conforme dados do Censo divulgados recentemente.

Considerada a potência do agronegócio nacional, a região Centro-Oeste foi responsável por registrar o maior crescimento populacional do país nos últimos 12 anos. A taxa anual de crescimento da região ficou em 1,2% entre 2010 e 2022, mais que o dobro da média nacional (0,52%) no período, conforme os dados do Censo Demográfico, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Censo, a população do Centro-Oeste (ainda considerada a região menos populosa do Brasil) era de quase 16,3 milhões de habitantes. Goiânia, por exemplo, cresceu 10,4% e ocupa a décima colocação no ranking nacional, com 1,4 milhão de habitantes. 

O top três de cidades com maior quantidade de habitantes é formado por Brasília, que se tornou a terceira cidade mais populosa do país, com 2,81 milhões de habitantes, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A capital federal teve um aumento populacional de 9,6% em relação a 2010.

Agro impulsiona queda do desemprego 

O agronegócio do Centro-Oeste, que vem impulsionando o crescimento da economia do país, também foi um dos grandes aliados do baixo índice de desemprego (7%) na região, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. É a segunda menor taxa entre todas as regiões do país, acima apenas do Sul (5%). A média nacional de desemprego foi de 8,8% no primeiro trimestre de 2023.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!