AUMENTA O DESEMPREGO NO BRASIL NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

O desemprego no Brasil atingiu 8,8% no primeiro trimestre de 2023, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (28). Esse é o maior nível desde o primeiro trimestre de 2015, quando a taxa foi de 8%. O número de pessoas desocupadas chegou a 9,4 milhões, um aumento de 1,4 milhão em relação ao trimestre anterior.

O aumento do desemprego reflete os efeitos da pandemia de covid-19 na economia, que ainda não se recuperou totalmente da crise. Segundo o IBGE, houve redução da população ocupada em todos os setores, com destaque para o comércio, a indústria e os serviços domésticos.

A taxa de subutilização da força de trabalho, que inclui os desempregados, os subocupados por insuficiência de horas e os desalentados (que desistiram de procurar emprego), também subiu para 25%, atingindo 28,4 milhões de pessoas. Esse é o maior contingente desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

O IBGE ressalta que a comparação com o mesmo trimestre do ano anterior é prejudicada pela mudança na metodologia da pesquisa, que passou a usar o cadastro único como base para a amostra. Além disso, a coleta dos dados foi afetada pelas medidas de distanciamento social impostas pela pandemia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!