GOIÁS PROMOVE FESTA DO PEQUI NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (25)

A Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) realiza, na quinta feira (25), às 10h, a abertura oficial da I Festa do Pequi. O evento, na sede da empresa na BR-153, Km 5,5, tem como objetivo ressaltar a importância da central em relação ao pequi. O entreposto de Goiânia é o responsável pela comercialização do maior volume do fruto no País.

A programação do evento prevê o descerramento de placa, celebrando o feito, apresentações artísticas, com folia de reis da cidade de Petrolina e Orquestra de Violeiros de Goiás, além da distribuição de milhares de refeições, tendo como base a iguaria do Cerrado. A organização do evento teve o apoio da Emater e da Goiás Turismo, sendo que estão previstas, ainda, na programação, entrevistas na Rádio Ceasa e a distribuição de mudas de pequi por parte da empresa de extensão rural.

Pensando no aproveitamento desses resíduos, a Ceasa/GO e a Agência Goiana de Gás Canalizado (Goiásgás) encomendaram estudo sobre o potencial de se produzir biogás e gás metano, a serem utilizados como geradores de energia elétrica e como combustível veicular, a partir das cascas e caroços descartados de pequi. O responsável pela pesquisa foi o Centro de Inteligência em Energia Renovadas (Cibiogas), de Foz do Iguaçu-PR, para onde amostras de resíduos foram enviadas.

O estudo não poderia ter sido mais otimista e determinou um potencial de aproveitamento da ordem de 49%. Só para comparar, o produto com maior desempenho nessa transformação, no caso a gordura vegetal, tem percentual de 70%. Isso deixou os técnicos muito satisfeitos. De posse do laudo do estudo, entregue no dia 16 de novembro, a Ceasa pensará em projetos para resolver a questão do lixo e, de quebra, gerar energia sustentável na central goiana.

Fonte: Ceasa – Governo de Goiás

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!