PROTETORES DE PETS QUEREM PROIBIR A QUEIMA DE FOGOS NA PASSAGEM DE ANO VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA FOGOS DE ARTIFÍCIOS SOMENTE NESSA DATA?

Ultimamente fala se muito na proteção dos pets com relação a queima de fogos no final de ano, mas se esquecem do povo, que sofrem todos os dias com barulhos dos sons automotivos e motos com os escapamentos abertos, porém ninguém fala nada, agora quer proibir a alegria e a maneira tradicional de se comemorar a passagem de ano que acontecem somente uma vez a cada 12 meses, na verdade o que esta havendo é uma inversão de valores, os seres humanos deixa de ter proteção e os pets ganhan cada dia mais proteção.

Mais um ano que termina com o debate que divide opiniões: afinal, fogos barulhentos na virada de ano são ok ou não? Para os donos de animais de estimação, a resposta é definitivamente ‘não’. Isso porque o transtorno que o barulho dos fogos causa nos animais pode ter consequências terríveis – desde animais que fogem de casa, episódios convulsivos (veja vídeo) e até morte por parada cardíaca.

Toda virada de ano a história se repete: donos de cães e gatos divulgam, em cartazes nas ruas ou postagens nas redes sociais, a fuga de seus bichinhos de estimação, que sumiram assustados durante a queima de fogos no réveillon. O problema é tão grave que motivou a proibição de fogos de artifício com som alto. “Esse é um problema seríssimo”, diz o médico-veterinário Daniel Prates, proprietário de uma clínica no Distrito Federal. “Já atendi um cão que atravessou uma vidraça [durante a queima de fogos]. Chegou aqui cheio de cacos de vidro enfiados na região da cara, peito e pescoço. Por sorte não cortou a jugular ou entrou vidro nos olhos. Também atendi o caso de um cão que morreu de infarto”, conta.

Mesmo com leis municipais proibindo fogos com estampido (sons de tiro), eles ainda podem ser ouvidos em grandes comemorações ou dias de final de campeonato de futebol. Por isso, é importante que as pessoas tomem algumas providências para atenuar o impacto do barulho excessivo nos seus bichinhos de estimação

Existe até projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que quer proibir a realização de shows pirotécnicos que promovam poluição sonora. Apresentada pelo deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), a matéria quer que a proibição abraja todo o território nacional com rpevisão de multa e até detenção de quem descumprir a regra.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!