SAIBA QUEM VAI GANHAR: BOLSONARO OU LULA? VEJAM TAMBÉM PORQUE OS INSTITUTOS ERRAM PESQUISAS

Trabalhamos com pesquisas eleitorais em Goiás, Distrito Federal e no Triângulo Mineiro a mais de 30 anos, não sabemos tudo, mas com a nossa experiência vamos esclarecer um pouco que sabemos. Foram tantos erros que aconteceu nas pesquisas de presidente do Brasil no 1º turno das eleições de 2022. A maioria das pesquisas errou feio nos votos dos candidatos a presidente. O instituto Datafolha divulgou uma pesquisa no sábado 1° de outubro de 2022 em que mostrava o Lula com 50% dos votos válidos, contra 36% do presidente Jair Bolsonaro, Já a pesquisa Ipec (ex-Ibope) mostrava Lula com 51% das intenções de votos válidos e Bolsonaro com 37 ambos mostrava o candidato do PT com 14% de frente do candidato do PL. A margem de erro era de 2%. Mas, na verdade o TSE finalizou com resultado das urnas totalmente diferente, Lula com 48.43% e Bolsonaro 43.20%, somente 5.23% de frente para lula. os institutos erraram 8.77%

Vejam agora as pesquisas do segundo turno

Os mesmos institutos citados acima que realizaram as pesquisas no primeiro turno agora realizaram as mais recentes pesquisas do segundo turno. A maior distância foi registrada pela pesquisa Ipec (ex-Ibope), realizada de 15 a 17 de outubro de 2022. No levantamento Lula tem 54%, enquanto Bolsonaro registra 46% dos votos válidos, 8% de frente para Lula, já o DATAFOLHA realizou uma pesquisa nos dias 17 a 19 de outubro de 2022 em que Lula tem 52% e Bolsonaro 48%, 4% de frente para o candidato do PT.

Se for analisar o erro desses institutos que no primeiro turno dava 14% de frente para lula. Mas agora no segundo turno os mesmos institutos estão dando uma diferença bem menor entre 8% e 4% para os dois candidatos, eles erraram feio no primeiro turno, portanto, se esses institutos tiverem errando novamente com a mesma proporção do primeiro turno, desta forma Bolsonaro será o vitorioso no dia 30 de outubro, pois agora Bolsonaro e Lula estão bem mais próximo na intenção de votos de acordo com as pesquisas desses institutos, ainda mais que ainda mais que ainda falta 6 dias para a eleição e todos sabem quem esta em fase de crescimento é o atual presidente.

Percebemos que nesse segundo turno os dois candidatos estão praticamente empatados, quem ganhar a eleição será com poucos votos de frente, mas tanto Lula quanto Bolsonaro tem probabilidade de ser eleito, parece que até o presente momento Lula tem maior probabilidade de ser eleito, mas temos que admitir que o presidente bolsonaro esta tendo um crescimento maior que Lula, pois se esse crescimento continuar até o dia 30 de outubro Bolsonaro poderá virar o jogo, o crescimento do presidente vem das regiões com maior numero de eleitores, pois governadores de vários estados dessas regiões estão apoiando.

12 governadores apoiam Bolsonaro no 2º turno, vejam quem são eles

Rodrigo Garcia Governador de São Paulo, Claudio Castro do Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado de Goiás, Ratinho Junior do Parana, Romeu Zema de Minas Gerais, Gleidson Camelli do Acre, Antonio Denariun do Roraima, Cel Marcos Rocha do Rondônia, Mauro Mendes do Mato Grosso, Wilson Lima do Amazonas,Wanderlei Barbosa do Tocantins e Ibaneis Rocha do Distrito Federal, todos sesses governadores não tinha manifestado apoio a Bolsonaro no primeiro turno, mas que agora no segundo turo além de declarar apoio, eles estão também fazendo uma maratona atras de votos para o presidente Bolsonaro.

Porque os resultados dos instituto não batem

O motivo das pesquisas não baterem com os resultados das urnas são vários, podem ser erro ou resultado manipulado para beneficiar determinado candidato, mas os institutos sérios e renomados não manipulam pesquisa fácil, pois o nome e a credibilidade desses institutos valem muito mais do que qualquer venda de resultado, mas mesmo assim raramente alguns desses institutos acabam vendendo resultados, pois se alguns institutos vender resultados manipulados com certeza será a última eleição que eles trabalham com o mesmo nome, porém nas próximas eleições eles voltam com nomes diferentes, mas os proprietários desses institutos são os mesmos, quando um instituto desconhecido começarem divulgar resultado duvidoso pode ter certeza que é pesquisa manipulada.

Erros de resultados

Errar é diferente de fabricar uma pesquisa manipulada, mas quando se trata de erro todos nós sabemos que errar é humano, mas nenhum instituto de pesquisas erram porque quer, alguns erram por não ter um método criterioso. “Por exemplo. Realizar pesquisas por telefone e nas redes sociais ou na internet em geral não vai bater os resultados, vai dar errado, pesquisas tem que ser presencial, depois das pesquisas realizadas por telefone e na internet que os erros passaram a ser grotescos, pois a metodologia não batem, todos sabem que as opiniões variam de classes sociais, idades, escolaridades e sexos. Porem muitos não fala a verdade através da internet e telefone, pois muitos mentem a idade, escolaridade, e classe social, mas quando a pesquisa é feita presencial com o eleitor o entrevistador tem noção, se o eleitor está falando a verdade ou mentindo sobre sua classe pertencente, nesse caso o entrevistador saberá deslocar para um bairro de classes baixa, média e alta, saberá também quantos entrevistados dos sexos feminino e masculino, idade e escolaridade para que no final possa fazer uma média proporcional e achar o resultado preciso da pesquisa.

Outro motivo dos erros das pesquisas são pelos entrevistadores tendenciosos e irresponsáveis que marcam resultados diferentes das respostas dos entrevistados para beneficiar um determinado candidato da sua preferência, outro motivo são entrevistadores preguiçosos que param num determinado lugar e preenchem os questionários sem entrevistar o eleitor, são pessoas sem qualidade, não tem caráter, sem responsabilidade e desonestos mesmo, pois estão ganhando o dinheiro e fazendo coisas erradas, isso acabam com o nome de qualquer instituto sérios, eles fazem isso sem os institutos ficar sabendo o que está acontecendo. Mas para que isso não possa acontecer os institutos devem fazer uma seleção dos entrevistadores com Curriculum, referencias dar treinamento e ter coordenador de campo responsáveis para fazer fiscalizar os entrevistadores

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!