Serm acordo a Câmara adia a votação da reforma politica e poderá não valer para 208 por falta de tempo

A Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um fundo público de financiamento de campanhas e estabelece o chamado “distritão” para eleições legislativas, diante de indefinição dos deputados sobre o novo sistema eleitoral.

Com o adiamento da votação, há uma possibilidade de as novas regras para as próximas eleições não serem aprovadas pelo Congresso a tempo para as eleições de outubro de 2018, uma vez que precisariam passar pelas duas Casas até um ano antes do pleito.

O “distritão”, sistema majoritário pelo qual são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado, foi inserido no texto da PEC por meio de uma emenda, e passou a integrar o texto oficial produzido pela comissão, prevendo sua utilização nas eleições de 2018 e 2020.

Para 2022, prevê o texto, entraria em vigor o distrital misto, em que metade das vagas é preenchida a partir de uma lista fechada dos partidos enquanto a outra metade será definida pelo sistema de votação majoritária em distritos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!