VENDA DE CARROS ELETRIFICADOS DOBRA NESTE ANO EM GOIÁS

O crescimento se deve a maior oferta de modelos, preços mais acessíveis e expansão dos pontos de recargas de baterias no Estado.

As vendas de veículos eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) mais do que dobraram em Goiás no primeiro semestre deste ano na comparação a igual período do ano passado. Nos primeiros seis meses deste ano a comercialização de veículos elétricos somou o total de 1.774 unidades no Estado, contra 796 no mesmo período de 2022. Trata-se de um crescimento de 123%, de acordo com levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), realizado a pedido do EMPREENDER EM GOIÁS (EG).

O crescimento das vendas dos veículos eletrificados em Goiás, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil, se deve a vários fatores. Entre eles, a maior oferta de modelos pelas montadoras e a instalação de mais pontos de recargas de baterias. O que antes era um fator de insegurança para os compradores. Atualmente, na Grande Goiânia existem 43 pontos de recarga.

Além disso, há o fator preço. Antes os veículos híbridos ou 100% elétricos custavam mais do que o dobro do preço dos carros similares com motor a combustão. Agora, embora os valores continuem elevados, as marcas passaram a oferecer modelos com preços mais acessíveis.

É o caso do segmento dos modelos compactos, que ganhou forte concorrente com a chegada do hatch Dolphin EV da BYD, por R$ 149.800. O hatch chinês passou a ser o carro elétrico mais barato do Brasil, pois é entregue com o wallbox, na briga com o Renault Kwid elétrico, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1.

Crescimento

“O crescimento das vendas dos veículos eletrificados é exponencial no Brasil e uma tendência mundial que não tem volta”, ressalta Sérgio Maia, diretor do Grupo Saga. A empresa tem concessionárias de 8 marcas de carros em Goiânia (Volkswagen, Chevrolet, Ram, Hyundai, Jeep, Toyota, Nissan e BMW).

Sérgio Maia observa que as pessoas estão migrando gradualmente para os carros eletrificados, sobretudo aquelas que já tem um ou mais na garagem. Ele disse que, no momento, devido a pouca infraestrutura de pontos de recargas pelo Brasil, os compradores estão optando pelos veículos híbridos e os híbridos plug-in com o motor a combustão a etanol. Mas acredita que o segmento do 100% elétrico tende a crescer muito nos próximos anos.

Fonte: Empreender em Goiás

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato!